segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Os Olhos das Coisas




E se
na época de aprender os nomes das coisas,
não tivesse mamãe ou papai que me ensinasse,
e tivesse eu
que dar nome novo a tudo o que visse?

Então
geladeira não seria geladeira,
mas máquina de fazer água em pedras que queimam ao contrário.

Mas máquina não seria máquina,
mas coisa que faz.
Água não seria água,
seria dá.
E pedra seria punc.
Queimar seria borbotejar,
e ao contrário, ramamedi.

Tudo só porque eu quis,
porque não tinha ninguém pra dizer
o certo é assim ou assado,
ou frito ou ensopado.

E geladeira virou
"Coisa que faz dá punc borbotejar ramamedi".

E se
na época de aprender os nomes das coisas
não tivesse mamãe ou papai que me ensinasse
e tivesse eu
que dar nome novo a tudo o que visse?

Então nuvem não seria nuvem
mas brincadeira branca no céu azul.
Mas brincadeira não seria brincadeira
e sim zazoeira,
branca seria vuuuu,
e ceú e azul teriam o mesmo nome:
"Oh!"
Assim com exclamação e tudo.

Então nuvem seria
Zazoeira vuuuu no Oh!

Tudo seria novo e diferente,
cada coisa teria um nome mais extrapoliante que o outro!
O que quer dizer extrapoliante?
Ah, você entendeu, tenho certeza!

E como céu e azul teriam o mesmo nome
quando o céu não estivesse azul
a gente não diria que o céu não está azul
a gente diria: o céu está desceuzado hoje!

E se
uma criança nascesse com os olhos azuis,
a gente diria
que a criança trouxe o céu
nos olhos.

Tudo só porque eu quis,
porque não tinha ninguém pra dizer
o certo é assim ou assado,
ou frito ou ensopado.

E você pode fazer
um mundo inteiro novo também
só pra você,
porque cada coisa só é o que é
dependendo dos olhos
de quem vê.

E se
na época de aprender os nomes das coisas
não tivesse mamãe ou papai que me ensinasse
e tivesse eu
que dar nome novo a tudo o que visse?

Ah, o mundo seria
uma eterna brincadeira
de palavras e letras,
o mundo todo não passaria
de uma grande
poesia!

3 comentários:

  1. E eu que depois de tanto elogiar o Paulo preciso voltar a ser criança para inventar alguma palavra nova, já que meu vocabulário de maravilhas tem que se reabastecer sempre que eu leio algo novo escrito por ele.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Fernanda!
    Obrigadão pelas lindas palavras!

    Beijos,
    Paulo

    ResponderExcluir